Acompanhe nesse artigo como montar uma casa Lotérica a partir do zero e poder vender todos os jogos e serviços da Caixa.Veja como faz para abrir uma lotérica e quanto custa para montar.

Importante Saber Ao Abrir Uma Casa Lotérica:

  • Para abrir uma casa lotérica é necessário autorização formal da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, sendo que a mesma ocorre somente por meio de processo licitatório com base nos critérios determinados em seu edital de abertura.
  • Uma comissão interna da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL irá, em seguida, analisar todas as propostas técnicas apresentadas e considerará aspectos como: ponto escolhido, atuação comercial e nível de escolaridade de cada um dos empreendedores que se candidatarem.
  • Após a decisão, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL exige que o escolhido faça instalações na nova casa lotérica seguindo os padrões para este tipo de estabelecimento, que integra desde os equipamentos até a padronização da casa lotérica em seu aspecto mais geral.

Para garantir este visual único em suas unidades lotérica há um processo de assessoria e orientação aos interessados, além do fato de que alguns equipamentos são fornecidos pela CAIXA, sob regime de comodato, sem ônus para o empresário lotérico.

Com Visual Padronizado Em Toda A Rede, Existem “Tipos De Casas Lotéricas”

Com a delimitação do padrão e modelo existente em todas as unidades de quem deseja abrir uma casa lotérica, também existem diferentes tipos nesta modalidade de comércio:

Casa lotérica: unidade que comercializa todas as loterias federais e produtos conveniados, atuando, ainda, na prestação de todos os serviços delegados pela Caixa;

Casa lotérica avançada: consiste em uma extensão da casa lotérica, devendo estar vinculado a esta unidade de forma obrigatória, podendo comercializar todas as loterias federais, produtos conveniados e prestar todos os serviços delegados pela Caixa;

• Unidade simplificada de loterias: se refere a uma unidade instalada exclusivamente em municípios onde não existem outras unidades lotéricas. Por isso, realiza a comercialização de todas as loterias federais, produtos conveniados e a prestação de todos os serviços delegados pela Caixa;

Miniunidade lotérica: nesta modalidade de serviço lotérico é oferecido somente um equipamento que realiza a captação de apostas para os jogos e tem serviços exclusivos para a comercialização das loterias federais e produtos conveniados;

Unidade móvel: unidade adaptada em veículos automotivos que atua, mediante roteiro preestabelecido pela Caixa, na comercialização das loterias federais, produtos conveniados e na prestação de serviços delegados.

Para quem pretende montar uma casa lotérica e deseja mais informações sobre a sua tipologia, basta consultar o site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br. 

Próximo passo será: agora que você já sabe como abrir um negócio no ramo lotérico é preciso pesquisar sobre alguns aspectos mais práticos como:

Escolha Do Ponto Para montar Uma Casa Lotérica

Neste momento é importante buscar as melhores opções de pontos comerciais em sua cidade ou região, verificando as vantagens e desvantagens de cada um dos possíveis escolhidos.

*Dica: É fácil visualizar vantagens e desvantagens quando você se põe no lugar do cliente. Sendo cliente o que você valoriza mais? Fácil acesso ao local, transito livre propício a estacionamentos, horário de funcionamento que condiz com o horário seguro da região, inexistência desse tipo de serviço na área, entre outros.

Lembre-se que fazer um plano de negócio é fundamental para conseguir atingir o sucesso!

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Neste caso, além de considerar as questões enquanto cliente, busque verificar o que você deseja do local para a casa lotérica enquanto empreendedor e sem descuidar dos pré-requisitos abordados pela Caixa Econômica Federal.

Atuação Comercial:

É interessante verificar se existe próximo ao possível ponto em que você vai abrir uma casa lotérica ciclo de serviços comerciais, como é o caso de venda de lanches, pastéis, sucos, comércio de roupas, entre outros, pois isto pode favorecer o interesse de clientes já existentes a se vincularem também aos serviços de uma lotérica.

Caso haja concorrência no ramo lotérico é importante verificar se esta possui um nível de padrão e tipologia igual ao que você deseja. Para este caso, é interessante investir em serviços agregados que ofereçam exatamente o que estiver faltando em seus concorrentes diretos.

*Obs. Para criar seu plano de serviços diferenciados será necessário, antes da sua elaboração, que você faça uma boa pesquisa de campo por meio da análise dos serviços de atendimento dos seus concorrentes com relação a aspectos como presteza, agilidade, inovação, flexibilidade, adaptabilidade, confiança, personalização e outros, verificando neste processo a sua intensidade e importância para o negócio.

Somente com o resultado desta pesquisa em mãos você poderá determinar o que deve integrar o diferencial do seu serviço lotérico, sendo que neste caso é preciso ter em mente que o maior objetivo consiste em fazer o cliente perceber algo especial na sua casa lotérica. 

Nível De Escolaridade Do Empreendedor Para Abrir Uma Casa Lotérica

Para abrir uma casa lotérica é importante se mostrar apto para a direção deste tipo de negócio, por isso, você terá queque esclarecer todas as suas dúvidas em gestão, visitar o maior número de empresariados lotéricos que atuem em regiões longe do seu possível ponto comercial, evitando que seja visto como uma ameaça pelo seu eventual concorrente.

Legislações Que O Empreendedor Lotérico Deve Conhecer

  • Decreto LEI nº 759/69 – determina que a exploração das loterias federais é um serviço público da União, delegado à Caixa Econômica Federal.
  • Decreto LEI nº 6.259/44 – Oficializa a execução dos serviços de loterias, federal e estadual em todo território nacional.
  • Decreto LEI nº 204/67 – Institui e regula a modalidade de Loteria Federal.
  • Decreto LEI nº 99.268/90 – Institui a modalidade de Loteria Instantânea.
  • Decreto LEI nº 594/69 e Decreto LEI nº 759/69 – Institui a modalidade de Loteria de Prognósticos Esportivos, Loteria Esportiva e Lotomania.
  • Decreto LEI nº 6.717/79 – Institui a modalidade de Loteria de Números, Mega Sena e Lotomania.

Importante:

Ao estudar e buscar conhecer a legislação no ramo lotérico é preciso fazer buscas objetivas, somente nos quesitos mostrados anteriormente, pois este estudo deve servir para fundamentar a sua atuação como dirigente de uma casa lotérica e auxiliar no seu perfil empreendedor.

Investimento Inicial Para começar Uma Casa Lotérica

O investimento para quem deseja abrir uma casa lotérica vai depender de acordo com a estrutura lotérica escolhida pelo empreendedor, sendo que agregado ao valor é preciso considerar um valor extra referente à *tarifa de permissão (alvará de funcionamento).

Ex: Caso deseje investir na estrutura de Unidade Simplificada de Loterias, o valor mínimo é de R$ 5.000,00 reais, já incluídos os valores de tarifa de permissão, padronização e demais despesas referentes à instalação da unidade.

Lembrando da necessidade de contar sempre com um capital de giro!

Para as outras formas de unidade de casa lotérica, funciona da mesma maneira, com os valores aumentando de acordo com a estrutura física e sua tarifa de permissão atribuída.

Além de considerar o ponto de instalação, as normas referentes à CAIXA e o investimento necessário, é preciso considerar que a viabilidade deste valor financeiro utilizado será obtida somente com um bom plano de negócios, que deve contemplar toda a estrutura lotérica como: Investimento em instalações, equipamentos, serviços de terceiros, material de consumo e utensílios, gastos com a abertura da empresa e inauguração, Reserva para gastos não previstos, estoques e capital giro. 

Passos Desde A Legalização Da Sua Casa Lotérica Até Iniciação Dos Serviços

Seleção

Com a abertura do edital e a inscrição do candidato, para conseguir abrir uma casa lotérica deverá passar por um processo de seleção padronizado, que tem as seguintes fases integrantes: preenchimento da ficha cadastral, Guia de Pesquisa Cadastral e da Solicitação de Permissão que consistem em documentos que estabelecem um vínculo com a CAIXA para depósito do movimento da casa lotérica.

Tarifa De Permissão

Este valor cobrado consiste em uma autorização oferecida para uma pessoa física ou jurídica, pela qual é cobrada uma taxa, para que a mesma possa comercializar loterias administradas pela CAIXA.

A concessão da permissão dependerá da disponibilidade de equipamentos da instituição e do resultado de uma análise (feita pelos técnicos da CAIXA nos locais preestabelecidos pelos escritórios de negócios) do potencial do mercado e da possibilidade de eficiência na execução dos serviços.

A relação comercial CAIXA/Empresário Lotérico tem como fundamento o Regime de Permissão e é regulamentada pela Circular CAIXA nº 209 de 29 de janeiro de 2001. O Regime de Permissão é regulamentado pela Lei 8.987/95 e trata da delegação a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços feita pelo poder concedente (no caso de loterias, a CAIXA) à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

Contrato De Adesão 

Com a realização de todos estes procedimentos legais, será firmado um contrato para montar lotérica entre o novo empreendedor e a CAIXA, sendo que após esta assinatura há a possibilidade de que depois do devido treinamento ocorra a padronização física do imóvel e à instalação dos equipamentos no local escolhido podendo, assim, dar início às suas atividades lotéricas delimitadas,lembrando que nas lotericas oficiais da caixa não é permitido vender jogo do Bicho e qualquer outra aposta que não seja vinculada a Caixa , exceto Telesena e raspinha.

Outra maneira de obter a concessão do serviço é através da transferência do direito de exploração de algum empresário já estabelecido no ramo. Nesses casos, ainda há necessidade de autorização da CAIXA, que cobra uma Taxa de Transferência.

Veja, Não Precisa Iniciar Do “ZERO”, Por Isso, É Interessante Aprender Como Adquirir Uma Casa Loterica, Poderá Ser Mais Viável Para Você.

Iniciando Os Serviços Da Casa Lotérica:

Ao conseguir de forma efetiva abrir uma casa lotérica, é preciso estar ciente de que somente na rotina enquanto gestor do você verá de forma mais efetiva os serviços prestados que precisam ser melhorados e otimizados

É importante ouvir os seus clientes de maneira habitual, em seus elogios e reclamações, buscando com isso criar soluções inovadoras que garantam uma satisfação sempre maior.

Assim como em toda área que atua no atendimento, você deve prezar pelo cliente.

Que Tal Ganhar Dinheiro E Com Uma Casa Lotérica?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!